Saiba como a irrigação por gotejamento faz a diferença para fruticultura brasileira
Técnica proporciona eficiência hídrica, economia de recursos e um impulso na produtividade
|Além de trazer vantagens econômicas, a técnica está em sintonia com a ideia de cuidar do meio ambiente de maneira sustentável.
A irrigação por gotejamento tem sido fundamental na transformação que passa a fruticultura do Brasil, redefinindo a abordagem dos agricultores no cultivo de suas safras.
A técnica proporciona eficiência hídrica, economia de recursos e um impulso na produtividade dos pomares em todo o país.
Participantes do projeto Frutas do Brasil — programa de internacionalização promovido pela Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) — frequentemente adotam a irrigação por gotejamento em seus cultivos.
A técnica evita o desperdício de água, fertilizantes e energia.
Eficiência hídrica
Enfrentando o desafio global da escassez de água, a irrigação por gotejamento destaca-se pela sua eficácia no uso desse recurso vital.
Ao fornecer água diretamente às raízes das plantas, minimiza as perdas por evaporação e escoamento, resultando em uma utilização mais eficaz dos recursos hídricos.