Embrapa lança novas cultivares de soja com grande potencial de produtividade

Duas variedades também apresentam resistência a pragas e doenças

|
Soja BRS 1056IPRO vem superando os rendimentos das melhores cultivares, com ciclos próximos, nas regiões de indicação de cultivo. (Foto - Embrapa)

Soja BRS 1056IPRO vem superando os rendimentos das melhores cultivares, com ciclos próximos, nas regiões de indicação de cultivo. (Foto - Embrapa)

30deJaneirode2024ás15:12

A Embrapa Soja, ao lado da Fundação Meridional, coloca no mercado duas novas variedades de soja - BRS 1056IPRO e BRS 1064IPRO. O lançamento ocorrerá durante a Show Rural Coopavel, que ocorrerá de 5 a 9 de fevereiro em Cascavel (PR).

De acordo com a Embrapa, ambas as cultivares tem grande potencial de produtividade, sanidade e resistência a pragas e doenças, além das características da tecnologia Intacta RR2PR.

Essas cultivares transgênicas possuem tolerância ao herbicida glifosato, o que facilita o controle de plantas daninhas e também agrega resistência a algumas lagartas (um gene Bt cry1Ac).

Segundo Carina Rufino, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Soja, os lançamentos da Embrapa na safra 2023/24 também marcam o reposicionamento comercial da Empresa.

“Em parceria com a Meridional, estamos adotando novas estratégias de acesso ao mercado, de posicionamento de produto e escala de produção junto a cooperativas, grandes empresas de sementes e revendas agrícolas”, conta Carina Rufino, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Soja.

Alta performance

A BRS 1056IPRO tem como ponto forte a alta performance produtiva. A cultivar vem superando os rendimentos das melhores cultivares, com ciclos próximos, disponíveis no mercado, nas regiões de indicação de cultivo.

Ela ainda apresenta estabilidade de produção, resistência ao acamamento, tipo de crescimento indeterminado e ciclo precoce.