Carnaval 2024: Em SP, agro cai no samba com homenagem à agricultura familiar
Foco do desfile da escola ligada ao Palmeiras é no trabalho do pequeno produtor rural
|O desfile terá um carro com esculturas de porquinhos com chapéus de palha. (Foto - Divulgação)
O agro brasileiro não estará presente somente na Marques de Sapucaí no Carnaval do Rio de Janeiro. Lá, a Mocidade Independente de Padre Miguel vai levar para avenida as histórias, lendas e curiosidades sobre a fruta do cajueiro. O setor também "cairá na folia" em São Paulo, onde a Mancha Verde, ligada à torcida do Palmeiras, será a escola responsável pela homenagemao ao agro.
A escola, vice-campeã do Grupo Especial em 2023, levará para o Anhembi o samba-enredo Do Nosso Solo Para o Mundo: o Campo que Preserva, o Campo que Produz, o Campo que Alimenta, composição que se inspira na cultura agrícola brasileira, canta a coragem e o trabalho dos agricultores e enaltece o verde do campo.
Segundo a escola bicampeã do carnaval paulista, será uma homenagem para a agricultura familiar com foco no trabalho do pequeno produtor rural que ajuda a alimentar o mundo
Numa sociedade globalizada, que sofre com mudanças climáticas efetivas, muitas delas ocasionadas pela ação e descaso do próprio homem, é assertivo cravar que, entre os assuntos mais debatidos no futuro, estarão a agricultura familiar, o agronegócio e o meio ambiente, sobretudo, por estarem intrinsecamente ligados à nossa sobrevivência, explica a escola.
A escola diz que o samba-enredo foi escolhido em razão da importância dessa discussão e, principalmente, da reflexão a ser feita sobre tais assuntos.
“Uma vez que nosso país sempre esteve no protagonismo da produção e exportação de alimentos e grãos – considerado, inclusive, o “celeiro do mundo” – e, ainda, para promover debates de temas, como sustentabilidade e preservação ambiental.