Importação de fertilizantes em janeiro registra volume recorde, diz Conab

Brasil comprou um total de 2,77 milhões de toneladas no mês passado

|
Importação de fertilizantes em janeiro registra volume recorde, diz Conab
28deFevereirode2024ás15:34

O Brasil registrou um volume recorde na importação de fertilizantes no mês de janeiro deste ano, com um total de 2,77 milhões de toneladas, contra 2,41 milhões no mesmo mês do ano anterior. O valor representa um acréscimo de 15% no movimento.

Os dados são do Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O volume importado em janeiro é o maior dos últimos 5 anos e, acompanhou o movimento envolvendo os negócios na época, com fosfato e potássio, quando conseguiram adquirir grandes volumes a preços atraentes, o que aponta para uma estimativa de aumento nos estoques de passagem de fertilizantes este ano.

Pelo porto de Paranaguá, entraram 1 milhão de toneladas contra 710 mil toneladas em igual período do ano passado. Já em Santos foram importadas 800 mil toneladas comparadas a 460 mil do ano anterior, e pelos portos do Arco Norte foram 310 mil contra 390 mil toneladas do ano anterior.

Nesta temporada, particularmente no plantio da segunda safra de milho, a exemplo do que ocorreu com a soja nos meses de julho e agosto de 2023, os agricultores adiaram as compras de nitrogenados para o início de 2024.

Exportação

Com relação à exportação, a soja continua na liderança, com 2,85 milhões de toneladas comercializadas, contra as 840 mil toneladas ocorridas no mesmo período do ano anterior.