Solução brasileira acelera diagnóstico de mastite com inteligência artificial

Processo que chegava a demorar 15 dias foi encurtado para 24h o que proporciona redução de 30% a 50% na utilização de antibióticos

|
Solução brasileira acelera diagnóstico de mastite com inteligência artificial
14deMarçode2024ás14:57

Uma solução brasileira com uso de inteligência artificial reduz de 15 dias para 24 horas e com 98% de precisão o processo de análise sobre a presença de mastite em rebanhos leiteiros.

A enfermidade, uma das mais prejudiciais à produção de leite, causa a inflamação das glândulas mamárias das vacas, prejudicando a qualidade e a quantidade do produto.

Por isso, a velocidade e a precisão na identificação da mastite são tão importantes, já que impactam nos resultados produtivos, bem como na redução do uso de produtos veterinários.

A iniciativa inovadora, disponibilizada nas fazendas por meio de um minilaboratório, ganhou destaque internacional com a publicação de um artigo na Nature, revista científica britânica que é referência no mundo.

“A inteligência artificial da Rúmina, chamada Rúmi, foi treinada e validada por um time de especialistas utilizando um banco de dados com mais de mil imagens para auxiliar, padronizar e acelerar o processo de leitura de resultados”, destaca o gerente de Produto e Inovação da Rúmina, Cristian Martins.