Vendas da safra 2023/24 de café do Brasil chegam a 84%
Comercialização antecipada do ciclo 2024/25 está em torno de 11% do potencial produtivo
|As vendas da safra 2023/24 de café do Brasil chegam a 84% do potencial da safra até o último dia 12 de março, segundo os dados da Safras Consultoria.
De acordo com o levantamento, houve um avanço de 5 pontos percentuais em relação ao mês anterior. Assim, as vendas seguem em linha com igual período do ano passado, mas ainda ligeiramente abaixo da média de 5 anos, que gira em torno de 85% da produção para esse período do ano.
Dessa forma, de uma safra 2023/24 estimada por Safras & Mercado em 65,53 milhões de sacas, já foram comercializadas 55,03 milhões de sacas.
De acordo com o consultor de Safras, Gil Barabach, percebe-se um mercado menos volátil e aguardando novidades do lado fundamental.
“Esse comportamento da curva de preços acaba minando as expectativas positivas que os vendedores nutriam com a entressafra. O combo menor expectativa de alta nos preços junto com a proximidade do início da colheita da safra 2024 acaba elevando o interesse de venda no físico disponível”, comenta.
Café arábica
As vendas de café arábica no Brasil subiram para 80% da produção, sinalizando um produtor mais ativo no mercado, conforme Barabach.