Último dia do verão terá granizo, fortes ventos e calor intenso

Algumas regiões vivem os últimos momentos das altas temperaturas

|
Último dia do verão terá granizo, fortes ventos e calor intenso
19deMarçode2024ás08:44

O último dia do verão será de calor, tempestades, ventos fortes e queda de granizo no Brasil. A terça-feira (dia 19) será marcada pela chegada da frente fria no Rio Grande do Sul e pelos últimos momentos da bolha de calor em algumas regiões.

Segundo o Instituto Meteorológico Nacional (Inmet), áreas da região Sudeste, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e o estado do Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste, ainda terão o dia quente hoje.

Uma massa de ar quente e seca favorece o aquecimento acentuado durante o dia, deixando as temperaturas acima da média em grande parte dos estados.

Algumas capitais podem registrar máximas acima dos 30°C, como como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Onde vai chover?

O Inmet emitiu alerta laranja de perigo para áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nos três estados da Região Sul o volume total de chuva pode chegar a 100 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 100 km/h e queda de granizo.

O órgão ainda prevê para hoje chuvas intensas, em áreas do Amazonas, Pará, Roraima, Mato Grosso, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará, que também estão sob alerta laranja.

O volume total de chuva pode chegar a 100 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 100 km/h.