Medidas do Mapa são insuficientes para conter crise no agro, diz Aprosoja-MT
Entidade cobra respostas para demandas enviadas para a pasta
|A medida de prorrogar os contratos de investimentos de produtoras de soja com vencimento em 2024 anunciadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) ainda são insuficientes para conter a crise no setor.
É o que diz a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). Segundo a entidade, os produtores de soja do estado continuam aguardando medidas mais eficientes para evitar um prejuízo ainda maior no setor.
As medidas anunciadas ainda não são solução porque a produtividade esperada para a safra é insuficiente para cobrir os custos da lavoura e até mesmo para o produtor honrar o compromisso de entregar a soja já negociada, diz a Aprosja-MT em nota.
De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o custo de produção da safra é de 62 sacas, enquanto a produtividade é apenas 52,85 sacas.
“Não houve nenhuma sinalização do Mapa sobre conversar com as empresas exportadoras sobre as cláusulas washouts. Muitos produtores podem não ter produto para entregar, então essa é uma das nossas grandes preocupações nesse momento”, explica o presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber.