Projetos de irrigação produziram 4,11 milhões de tons de alimentos em 2023

No período, o valor bruto de produção (VBP) chegou a R$ 5,48 bilhões

|
Projetos de irrigação produziram 4,11 milhões de tons de alimentos em 2023
15deAbrilde2024ás11:11

A produção dos projetos públicos de irrigação mantidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) produziu 4,11 milhões de toneladas de alimentos em 2023.

Os dados representam um crescimento de 4% das áreas cultivadas, que sustentaram 343,2 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. No período, o valor bruto de produção (VBP) chegou a R$ 5,48 bilhões, com destaque para a fruticultura.

Os dados fazem parte do balanço de produção consolidado pela Área de Irrigação e Operações da Companhia.

“Os números demonstram como o investimento em agricultura irrigada sustentável contribui para a melhoria de indicadores socioeconômicos, com aumento de renda, maior oferta de alimentos, geração de emprego e outros benefícios”, afirma o diretor-presidente da Companhia, Marcelo Moreira.

Segundo Moreira, a Codevasf tem atuado historicamente em projetos de desenvolvimento regional no vale do São Francisco adotando como uma de suas estratégias centrais a implantação e o suporte a projetos de irrigação

No total, em 2023 foram produzidas 71,8 mil toneladas de alimentos a mais do que em 2022. De acordo com análise da Codevasf, o aumento da produção foi bem distribuído entre as culturas e os projetos de irrigação. As principais culturas, em termos de VBP, foram uva, manga e banana.

“Os projetos de irrigação promovem desenvolvimento regional de forma abrangente nas regiões em que são instalados. Eles mobilizam e fortalecem os setores de logística, insumos, treinamento profissional, máquinas, infraestrutura e serviços, entre outros. As oportunidades de emprego e renda sempre ultrapassam os limites das áreas irrigadas”, destaca o diretor da Área de Irrigação e Operações da Companhia, Luís Napoleão Casado.

Arroz teve aumento

No balanço da Codevasf, destaca-se o aumento na produção de arroz nos projetos irrigados localizados em Alagoas e Sergipe, no Baixo São Francisco.

Em Alagoas, o aumento da produção deve-se à alta no preço médio do grão. A reabertura e o funcionamento da indústria de beneficiamento de arroz e a entrada e o incentivo de grandes grupos compradores no estado também impulsionaram o aumento na produção.