Bahia terá novo projeto de irrigação com potencial de gerar mais de 185 mil empregos
Ordem de serviço para início dos estudo foi autorizada
|A Bahia teve autorizado o início de um estudo para um novo projeto público de irrigação, no estado da Bahia, com potencial para gerar mais de 185 mil empregos diretos, indiretos e induzidos na região quando estiver em operação.
O projeto de irrigação, que consiste na realização de obras de captação e distribuição de água, vai abranger a região do médio São Francisco, que compreende os municípios de Iuiú, Malhada, Sebastião Laranjeiras e Guanambi.
Ontem (dia 8), o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional Waldez Góes e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) Marcelo Moreira assinaram a ordem de serviço para início dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental e da modelagem jurídica que viabilizará a parceria público-privada para execução das obras de infraestrutura para implantação do Projeto de Irrigação Vale do Iuiú.
O Vale do Iuiú, maior produtor de frutas do país, tem grande potencial para ser o maior projeto de irrigação da América Latina, devido à qualidade do solo, clima favorável, captação de água do Rio São Francisco e topografia plana, além da malha rodoviária para o escoamento da produção.
Segundo o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, com a implantação deste empreendimento de irrigação, será mobilizado cerca de R$ 1,75 bilhão em investimentos privados.