Rodoanel Norte começa a mudar a rota dos caminhões em São Paulo

Novo trecho entra em operação e redireciona o tráfego pesado, reduzindo a circulação de caminhões em vias urbanas e na Marginal Tietê

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Estimativa é que aproximadamente 40 mil veículos, entre eles 10 mil caminhões, deixem de circular diariamente pela cidade de São Paulo (Foto: Divulgação/Governo de SP)

Estimativa é que aproximadamente 40 mil veículos, entre eles 10 mil caminhões, deixem de circular diariamente pela cidade de São Paulo (Foto: Divulgação/Governo de SP)

22deDezembrode2025ás09:27

A entrega do primeiro trecho do Rodoanel Norte, prevista para esta segunda-feira (22), marca o início da operação de uma via estratégica pensada para retirar parte expressiva do tráfego pesado das marginais e das vias urbanas da capital.

O efeito direto é o alívio da Marginal Tietê e a melhora da fluidez viária em pontos críticos da Região Metropolitana de São Paulo.

Com a nova ligação entre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, o Rodoanel Norte passa a redirecionar caminhões e carretas que hoje cruzam áreas densamente urbanizadas.

A estimativa é que cerca de 40 mil veículos, incluindo 10 mil caminhões, deixem de circular diariamente pela cidade de São Paulo. A mudança reduz conflitos com o tráfego local, melhora o desempenho dos corredores urbanos e ajuda a conter congestionamentos recorrentes.

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O Trecho 1 do Rodoanel Norte tem 24 quilômetros, entre os quilômetros 129 e 153, com pistas duplas e três faixas por sentido. O pacote de obras inclui quatro túneis, que somam dois quilômetros, além de viadutos e acessos.

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As intervenções foram retomadas em abril de 2024, após seis anos de paralisação, e tiveram antecipação de cerca de seis meses em relação ao cronograma contratual.

Para o engenheiro Antonio Israel Neto, o impacto da entrega é direto na mobilidade regional. “O governo veio com o foco de que uma obra dessa não podia ficar parada como ficou por tanto tempo. É maravilhoso ver essa obra sendo realizada e beneficiando o estado.”