Selo único de agricultura familiar das Américas está em estudo, diz IICA
Instituto também quer debater a criação de uma rede de bancos de sementes
|A criação de um selo único de agricultura familiar das Américas está em estudo, segundo o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
O diretor-geral do IICA, Manuel Otero, apresentou a proposta no fim das reuniões plenárias, a 42 lideranças rurais que participaram do primeiro Encontro de Líderes Rurais, promovido pela organização, na Costa Rica.
“Obviamente há países, e o Brasil é um claro exemplo, que têm avançado nisso. Mas, temos o direito de sonhar com um selo da agricultura familiar. Não é algo simples, mas temos o direito de sonhar”, disse Otero em entrevista à Agência Brasil.
No Brasil, o Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf) identifica os produtos da agricultura familiar e funciona como uma garantia aos consumidores sobre a origem e qualidade desses produtos. Com o selo, os produtos são incluídos em um catálogo, buscando aumentar sua visibilidade.
A proposta é ter um selo único para todos os países americanos, visando também facilitar o comércio, porém isso enfrenta desafios devido às diferenças nas legislações de cada país.
Banco de sementes
Além de discutir a criação desse selo comum, o IICA comprometeu-se a debater a formação de uma rede de bancos de sementes e de materiais genéticos de espécies de plantas nativas dos países americanos.
De acordo com Otero, os bancos atuais estão mais dedicados a cultivos tradicionais como milho e trigo, mais deixam de fora espécies que crescem apenas nas Américas e que podem ser importantes para o futuro da humanidade.