Entre hortas e animais, Zeca Pagodinho mantém um sítio produtivo em Xerém

Projeto desenvolvido no sítio do cantor reúne agro urbano, produção de alimentos e convivência com animais na Baixada Fluminense

|
Entre hortas e animais, Zeca Pagodinho mantém um sítio produtivo em Xerém
15deDezembrode2025ás15:54

Conhecido em todo o Brasil pela carreira consagrada no samba, Zeca Pagodinho também vem chamando atenção fora dos palcos por um projeto que combina produção de alimentos, convivência com animais e práticas ligadas ao agro urbano em seu sítio, o Quintal do Zeca, localizado em Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Parte da propriedade rural foi transformada em um espaço produtivo que reúne horta comunitária, abrigo de animais e iniciativas voltadas à sustentabilidade, com impacto direto nas comunidades do entorno.

Um dos principais projetos desenvolvidos no local é a Horta Urbana Xerém I, instalada em uma área de cerca de oito mil metros quadrados que antes servia de pasto.

Criada em julho deste ano com apoio de moradores da região, a iniciativa já distribuiu mais de uma tonelada de alimentos, entre hortaliças, verduras e legumes frescos.

A horta é uma das frentes do projeto Guardiões da Mata, conduzido pelo Instituto Zeca Pagodinho (IZP), que também prevê ações de reflorestamento e a criação de um banco de sementes.

 CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

No espaço, já foram plantadas mais de 11 mil mudas de hortaliças e cerca de 50 espécies de árvores frutíferas, incluindo abóbora, beterraba, espinafre, limão e maracujá. O cultivo segue um manejo organizado e planejado, apostando na diversidade e na produtividade sem uso desordenado da área.

 sitio-zeca-pagodinho-xerem-agro-urbano