Material escolar tem 60% mais citações negativas do que positivas sobre o agro
Temas mais citados são desmatamento, desenvolvimento tecnológico, conflito fundiário, entre outros
|Os conteúdos dos materiais didáticos utilizados nas escolas têm 60% mais citações negativas do que positivas quando abordam o agronegócio. Além disso, apenas 3,7% das fontes citadas têm embasamento científico.
É o que apontou um estudo encomendado pela Associação De Olho no Material Escolar à Fundação Instituto de Administração (FIA), em 2023.
Para combater a desinformação sobre o agro nas escolas, a Associação trabalha na atualização do material didático, com base em conteúdo científico, para promover uma educação positiva em relação ao setor.
Para a presidente da associação, Leticia Jacintho, grande parte dos materiais utilizados nas escolas apresenta desinformação e problemas conceituais nos conteúdos relacionados ao agronegócio, oferecendo uma perspectiva negativa e reforçando o distanciamento entre o setor rural e os alunos, professores e escolas.
“Na pandemia, eu pude acompanhar mais de perto não só o material das crianças, mas ouvir as aulas e ver o que era proposto dentro de sala de aula pelos professores. Aquilo incomodou bastante porque estava completamente distante do setor agropecuário que a gente conhece. O afastamento da ciência era generalizado”, afirma Leticia, mãe de três crianças, em entrevista à Federação da Agricultura do Estado do Paraná.
De acordo com Leticia, a falta de conteúdo atualizado do agronegócio nos materiais escolares reduz a perspectiva de futuro de crianças e jovens.
“Precisamos mostrar às crianças que há um mundo de possibilidades no agro e incentivá-las a fazer parte disso”, disse Leticia.