São Paulo "apaga" normativa com exigências para produção de borracha natural

Medida atende a um antigo pleito do setor

|
São Paulo "apaga" normativa com exigências para produção de borracha natural
26deJunhode2024ás16:55

Maior produtor nacional de borracha, São Paulo decidiu em reunião na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado pela revogação da normativa que tratava da propagação de mudas de seringueira.

Com a medida, a resolução SAA 46, de 03/07/2021, que estabelecia exigências fitossanitárias para o cadastro, a produção, o comércio e o transporte de materiais de propagação de seringueira no Estado de São Paulo, foi oficialmente revogada.

Segundo a pasta, a medida atende a um antigo pleito do setor, pois a normativa estava desatualizada em relação ao cenário nacional e prejudicava a competitividade dos produtores paulistas, dificultando o desenvolvimento de novos seringais e a renovação das lavouras existentes.

Durante encontro em São Paulo, a técnica da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, Camila Batista do Amaral, apresentou o impacto negativo da normativa e propôs sua revogação. Ela destacou a abertura das áreas técnicas e de pesquisa para futuras discussões, se necessário.

Segundo a secretaria, a resposta dos representantes da cadeia produtiva foi extremamente positiva, indicando uma perspectiva de novos investimentos na renovação da cultura.