Inmet prevê temperaturas acima da média e chuva concentrada pelo Brasil em julho

Órgão estima aumento da incidência de incêndios florestais, além do crescimento de doenças respiratórias

|
Inmet prevê temperaturas acima da média e chuva concentrada pelo Brasil em julho
27deJunhode2024ás17:01

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou hoje (dia 27) a previsão do tempo para o mês de julho. Segundo o órgão, haverá chuva acima da média na faixa norte da Região Norte, áreas pontuais do leste das regiões Nordeste, Sudeste e Sul.

Quanto às temperaturas, a previsão do Inmet indica que deverão ser acima da média na parte centro-norte do País, principalmente na divisa do sul do Pará com Mato Grosso e Tocantins.

Já em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, sul da Região Norte, interior da Região Nordeste e oeste da Região Sul, é previsto chuva próxima e abaixo da média climatológica.

“Ressalta-se que, a redução da chuva em grande parte do Brasil nesta época do ano é devido à persistência de massas de ar seco, que ocasiona a diminuição da umidade relativa do ar, que consequentemente, favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, além do aumento de doenças respiratórias”, explica o Inmet.

E o impacto na safra?

A previsão de redução da chuva em grande parte do Brasil, poderá reduzir os níveis de umidade no solo, principalmente no Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e regiões Centro-Oeste e Sudeste, além do centro-norte do Paraná, segundo o órgão.