Deslocamento em massa da população no RS entra na pauta do Senado

Defesa Civil aponta 478 municípios atingidos, de um total de 497 cidades gaúchas

|
Deslocamento em massa da população no RS entra na pauta do Senado
28deJunhode2024ás16:26

Os deslocamentos em massa da população do Rio Grande do Sul já preocupam em Brasília. Na segunda-feira (dia 1º), a Comissão Temporária do Rio Grande do Sul fará uma audiência pública para debater o assunto e a tragédia que afetou o estado.

O requerimento foi apresentado pelo presidente do colegiado, senador Paulo Paim (PT-RS). Ele ressalta que essas migrações internas foram causados ao longo dos anos principalmente por fatores econômicos.

No entanto, o rompimento de barragens, a exemplo de Brumadinho (MG), ou outras calamidades naturais, como enchentes e secas, também têm assumido protagonismo nesse processo, explica.

Segundo o senador, a tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul foi a maior catástrofe natural da história do país e deverá provocar, pela primeira vez, deslocamentos internos em massa motivados por efeitos climáticos.

Eldorado do Sul, por exemplo, é uma das cidades mais atingidas pela chuva no estado e teve 100% da área urbana inundada.

Dados da Defesa Civil do estado atualizados na quinta-feira (27) apontam 478 municípios atingidos, de um total de 497 cidades gaúchas, e 2,4 milhões de pessoas afetadas.