Ciclone chega em São Paulo e provoca chuva em cinco estados

Instabilidade mantém a temperatura baixa com a persistência da onda de frio

|
Ciclone chega em São Paulo e provoca chuva em cinco estados
10deJulhode2024ás09:25

Uma baixa pressão, um ciclone, se aprofundou na noite desta terça-feira (dia 9) na costa do Paraná e ao sul do litoral de São Paulo sobre o Oceano Atlântico e levou instabilidade para os três estados do Sul do Brasil e ainda em áreas do território paulista e do estado do Mato Grosso do Sul.

A instabilidade mantém a temperatura baixa com a persistência da onda de frio.

O impacto do ciclone pouco profundo na costa é muito maior em chuva do que vento, pondera a MetSul Meteorologia. Pode ventar moderado com ocasionais rajadas no litoral sul de São Paulo e na costa do Paraná, mas o vento mais forte permanece em alto mar.

Nesta quarta-feira (dia 10), a circulação desta área de baixa pressão leva muitas nuvens para a quase integralidade do Sul do Brasil e chove no decorrer do dia em muitas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.

No decorrer do dia, a baixa pressão (ciclone) sobre o mar começa a se afastar do continente. Por isso, a instabilidade maior no Sul do Brasil ocorre entre a madrugada e de manhã, quando pode chover moderado a forte em pontos do Paraná, Leste catarinense e no Nordeste gaúcho.