O grande passo do Fiagro em benefício de pequenos produtores
Medidas já estão em vigor via parceria com governos estaduais
Ampliar o acesso de pequenos produtores rurais é o próximo grande passo dos Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas do Agronegócio (Fiagro).
A afirmação é do deputado Arnaldo Jardim, autor do projeto de lei que criou o instrumento financeiro, em entrevista exclusiva ao Agrofy News após a abertura do Congresso Andav 2024, ontem (dia 6), em São Paulo.
Segundo ele, importantes iniciativas em parceria com governos estaduais já estão em curso com esse objetivo.
O Fiagro é um grande sucesso em termos de interesse do mercado. Segundo dados oficiais, o volume de recursos cresceu 147% nos últimos 12 meses, atingindo R$ 39,4 bilhões.
"Estamos trabalhando em parceria com estados como São Paulo e Paraná para incluir recursos públicos que equalizem os juros e tornem o Fiagro mais acessível aos pequenos produtores", explicou Jardim.
Ele detalhou a iniciativa do governo de São Paulo, onde uma parte do orçamento será destinada ao Fiagro, facilitando o acesso para pequenos agricultores através das Casas de Agricultura.
De forma semelhante, no Paraná, o governador Ratinho Júnior anunciou um Fiagro focado em projetos de irrigação, demonstrando como políticas públicas podem atuar como catalisadoras para a inclusão dos pequenos produtores nesse sistema de financiamento.