CIG prevê maior safra global de grãos da história para esta temporada
Contudo o consumo deve aumentar ainda mais e os estoques de grãos podem cair novamente
O Conselho Internacional de Grãos (CIG) divulgou hoje sua nova projeção para a safra global de grãos em 2024/25.
A produção mundial na temporada é prevista em 2,315 bilhões de toneladas contra 2,321 bilhões da projeção do mês passado.
Apesar da redução, trata-se da maior expectativa da história, já que a previsão é de 2,299 bilhões de toneladas nesta safra 2023/24.
O novo pico na produção global de grãos na safra 2024/25, deve-se ao incremento de 16 milhões de toneladas na comparação com a temporada atual, incluindo ganhos para trigo (+5 milhões de toneladas), milho (+3 milhões de toneladas), sorgo (+3 milhões de toneladas), aveia (+2 milhões de toneladas) e cevada (+1 milhões de toneladas).
Devido aos estoques globais iniciais apertados, o fornecimento total é visto inalterado em comparação com a temporada anterior.
Contudo o consumo deve aumentar ainda mais e os estoques de grãos podem novamente, visto que cairam 1%, para 581 milhões de toneladas, em 10 anos.
Em parte devido a colheitas maiores em vários mercados de destino importantes, o comércio mundial deve contrair em 35 milhões de toneladas, para 419 milhões de toneladas.