Be8 inicia obra da primeira usina de etanol multigrãos do país
Unidade produzirá biocombustível, glúten vital e farelo a partir de 2026
A Be8 anunciou o início das obras de construção da primeira usina de grande escala para produção de etanol “multigrãos” do país, que terá cerca de R$ 1 bilhão em investimetos.
A unidade pode transformar diferentes cereais (como milho, trigo e triticale) no biocombustível graças a uma série de inovações.
“Hoje começamos a tornar um sonho em realidade com mais este empreendimento industrial em Passo Fundo, que vai trazer desenvolvimento e oportunidade para nossa região e mais uma solução de energia verde para a transição energética do país”, celebrou Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8 durante acompanhamento das atividades na área de construção.
Segundo ele, trata-se de um parque fabril que vai abrigar quatro fábricas e produzirá alimento humano (glúten vital), energia renovável (etanol) de diferentes tipos de grãos e alimento animal (farelo).
“A natureza inovadora deste projeto representa um novo capítulo para o agro gaúcho, agregando valor para toda a cadeia produtiva, com a otimização do uso de nossas áreas produtivas nas culturas de inverno, com desenvolvimento genético de trigo, para atender as demandas em mercados de alimentos e de energia limpa”, disse Leandro Luiz Zat, Vice-presidente de Operações.
Avanços
O início da atividade de terraplanagem movimenta 1 milhão e 500 mil metros cúbicos de terra, entre corte e aterro, numa área total de terreno de 80 hectares. A área construída da nova planta será de cerca de 40 hectares, ou mais de 63 mil metros quadrados.