Paraná vai investir R$ 200 milhões para aumentar sua área irrigada
Governo lançou programa de irrigação no campo com juros subsidiados pelo estado
|Com o objetivo de incrementar em 20% a área irrigada, o Paraná terá investimentos que somam cerca de R$ 200 milhões, entre linhas de crédito com juros subsidiados e pesquisa científica.
Para isso, o governo lançou o Programa Estadual de Irrigação (Irriga Paraná) em Paranavaí, no Noroeste do estado, região com a maior área agricultável coberta com sistema de irrigação do Estado e uma das que mais sofre pela falta de chuvas.
O programa visa ainda fomentar o uso da irrigação no Estado, garantindo mais renda e previsibilidade para quem produz.
“O programa vai facilitar a vida do agricultor, tanto na parte de projeto técnico quanto das licenças e outorgas ambientais, além de juros subsidiados. A irrigação nos dará a oportunidade de fazer até cinco safras a cada dois anos. Ou seja, nós vamos ter um aumento de renda para o agricultor e automaticamente o volume da nossa economia no agronegócio também crescerá”, explicou o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).
PR sofre com áreas irrigadas
O Paraná conta com um baixo número de áreas irrigadas. Segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), apenas 3% da área utilizada para lavouras conta com sistema de irrigação, o equivalente a 170 mil hectares.
Desse total, 100 mil hectares ficam no Noroeste (área onde há menor disponibilidade de água e temperaturas mais elevadas), 15 mil hectares na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e o restante, 55 mil hectares, distribuídos pelas outras regiões.