Governo de SP fala em situação preocupante e faz alerta máximo para novos incêndios
Aumento das temperaturas e tempo seco no fim de semana aumentam as chances de mais fogo nas lavouras
A secretaria de Agricultura e Abastecimento afirmou que o aumento das temperaturas e tempo seco no fim de semana fará a situação climática do estado piorar.
Segundo a pasta, a previsão do tempo para os próximos dias é preocupante e reacende o sinal de alerta para o alto risco de incêndio nas lavouras no Estado de São Paulo.
Nos últimos dias, uma frente fria derrubou as temperaturas na Região Sudeste, o que colaborou com as ações de combate aos focos de incêndio ocorridos no último fim de semana.
As queimadas provocaram prejuízos de mais de R$ 1 bilhão ao agro paulista, com a queima de lavouras, pastagens e até morte de animais, conforme levantamento da secretaria.
Pecuária, cana-de-açúcar, fruticultura, heveicultura e apicultura foram as mais afetadas.
As queimadas no estado já levaram à perda de 5 milhões de toneladas de cana e 60 mil hectares de produção, afirmou a associação patronal Novacana.
A Defesa Civil do Estado alerta que os últimos dias do mês de agosto serão mais quentes e com grande risco de queimadas nas regiões produtivas do Estado.
Regiões que seguem em alerta:
- Andradina
- Araçatuba
- Assis
- Barretos
- Bauru
- Campinas
- Campos do Jordão
- Franca
- Guaratinguetá
- Iperó
- Itapeva
- Jales
- Jaú
- Jundiaí
- Marília
- Ourinhos
- Presidente Prudente
- Ribeirão Preto
- São Carlos
- São José do Rio Preto
- Sorocaba
- Votuporanga
Mortes de animais
A ONG Sinergia Animal revelou ontem que os incêndios que atingiram diversos municípios de São Paulo nos últimos dias já deixaram cerca de 2,3 mil animais mortos.