Brasil terá nova onda de calor com previsão de ser a mais forte do ano
Uma nova massa de ar quente e seco vai se estabelecer sobre o país em setembro
|Uma nova massa de ar quente e seco vai se estabelecer sobre o Brasil no decorrer da primeira semana de setembro e o país vai entrar em um novo padrão de onda de calor já a partir da segunda-feira (dia 2). A previsão é da Climatempo.
As ondas de calor nesta época do ano e no mês de setembro já são super comuns em grande parte do Brasil, principalmente em áreas do Brasil Central e no Centro-Oeste, mas nos últimos anos elas têm ficado cada vez mais intensas, mais precoces e mais longas também, segundo o órgão.
Os modelos meteorológicos indicam que desta vez o período seja maior e é possível que em algumas áreas o calor ainda persista até meados da segunda quinzena do mês.
A expectativa é de chegada de chuva sobre a maioria destas áreas apenas entre a segunda quinzena de setembro e o início de outubro.
É comum termos ondas de calor ainda no inverno?
A primavera começa oficialmente no domingo, 22 de setembro de 2024 e se estende até o sábado, 21 de dezembro de 2024. A reta final do inverno vai ser marcada por muito calor no país, o que não é atípico.
O período de insolação já é maior, a radiação solar já é mais intensa, conforme a gente se aproxima do equinócio da primavera, como o tempo continua seco ainda com condições hídricas de inverno, isso favorece o maior aquecimento do solo e do ar também. Isto tudo somado aos dias cada vez mais longos faz com o que o ar quente ganhe cada vez mais força, explica o Climatempo.