Alexandre de Moraes derruba o X (ex-Twitter). E agora?

Entenda os argumentos dos dois lados

|
Alexandre de Moraes derruba o X (ex-Twitter). E agora?
02deSetembrode2024ás09:23

O bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), da Tesla e do Starlink, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes estão em rota de colisão desde abril. O “confronto” chegou no ápice na última sexta-feira à noite, quando a rede social X, antigo Twitter, foi bloqueada no território brasileiro. 

Desde o início da manhã do sábado (31), os usuários já não conseguiam mais acessar a plataforma. 

O bloqueio na internet do país se dá em cumprimento à decisão de Alexandre de Moraes, que determinou na sexta-feira (30) a suspensão do X no Brasil. A medida foi tomada após descumprimento ao prazo de 24 horas dado pelo ministro ao bilionário Elon Musk, dono da plataforma, para indicar um representante legal do X no país. 

No último dia 17, Musk anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil e acusou Moraes de ameaça. O anúncio foi feito após sucessivos descumprimentos de determinações de ministro. Entre elas, a que determinou o bloqueio do perfil do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e de outros investigados. 

No post que anunciou a saída do Brasil, o bilionário divulgou uma decisão sigilosa do ministro. O documento diz que o X se negou a bloquear perfis e contas no contexto de um inquérito da Polícia Federal (PF) que apura obstrução de investigações de organização criminosa e incitação ao crime.