Com recordes de preço e exportação, conilon “está só entrando no seu melhor momento”

Afirmação é de Thiago Orletti, diretor do Grupo Robusta Coffee, uma das líderes da variedade no Brasil

17deSetembrode2024ás18:55

O café conilon (também chamado robusta) alcançou cotações acima do arábica pela segunda vez na história, dessa vez com uma vantagem de preço recorde.

Além disso, ano a ano, a variedade canéfora também atinge sucessivos recordes de exportação e amplia firmemente sua fatia no mercado nacional e internacional em relação a seu concorrente.

No entanto, quem acredita que a variedade está em seu melhor momento, talvez, ainda esteja sendo conservador.

Para o diretor comercial do Grupo Robusta Coffee, Thiago Orletti, o melhor ainda está por vir.

Uma das líderes do país em cafés conilon, a companhia pode armazenar 1,7 milhão de sacas da variedade e está fomentando cada vez mais o já consolidado “cinturão do robusta” no Norte capixaba e Sul da Bahia.

Fundado em 2015, o grupo possui unidades em Linhares e Pinheiros, no Espírito Santo, além de Teixeira de Freitas (BA) e mira além.

Para o representante da terceira geração dos Orletti na produção cafeeira, atualmente, o céu é o limite.

O robusta tem ganhado espaço na preferência de indústrias e consumidores, bem como o Brasil tem "anos" de vantagens competitivas e estruturais em relação aos principais competidores internacionais.

Em entrevista ao Agrofy News durante o evento Top Farmers, Thiago afirmou que o Brasil ensinou a Europa e o mundo a consumir a variedade robusta e iniciou um processo que não tem volta atrás.

Saiba o porquê na entrevista a seguir: