Desembolso de crédito rural cai 60% no Plano Safra em MT; Aprosoja critica falta de responsabilidade

Forte redução impactou especialmente os financiamentos destinados a custeio e investimento

|
Desembolso de crédito rural cai 60% no Plano Safra em MT; Aprosoja critica falta de responsabilidade
18deSetembrode2024ás16:15

A forte retração nos desembolsos de crédito rural durante os primeiros dois meses do Plano Safra 2024/25 tem gerado grande preocupação entre os produtores rurais em Mato Grosso e se estendido em todo o Brasil.

O volume de crédito disponibilizado caiu 60% no estado, um cenário que se alinha com a diminuição geral de 40,57% observada em todo o país.

Esta situação tem sido alvo de críticas e alertas por parte do setor produtivo, que já manifestou suas preocupações aos ministérios da Agricultura e da Fazenda.

Em Mato Grosso, a situação é ainda mais crítica. Isto porque o valor total de crédito contratado caiu de R$ 13 bilhões nos dois primeiros meses do Plano Safra 2023/24 para R$ 4,66 bilhões na safra 2024/25.

A redução impactou especialmente os financiamentos destinados a custeio e investimento, que são essenciais para a produção agropecuária.

Aprosoja crítica

A Comissão de Política Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) atribui essa queda não à falta de demanda, mas à dificuldade de acesso aos recursos necessários, agravada por problemas climáticos e mercadológicos.