Lei Antidesmatamento: na Alemanha, produtores mostram preocupações e reforçam sustentabilidade do agro brasileiro

Medida pode apresentar desafios logísticos e econômicos para o país

|
Lei Antidesmatamento: na Alemanha, produtores mostram preocupações e reforçam sustentabilidade do agro brasileiro
23deSetembrode2024ás10:40

A implementação da Lei Antidesmatamento da União Europeia gera preocupações significativas entre os produtores brasileiros.

Diante disso, representantes do agronegócio brasileiro se reuniram na Alemanha para discutir a nova legislação durante a Missão Logística Europa 2024, organizada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). O encontro contou com a presença do embaixador do Brasil em Berlim, Roberto Jaguaribe.

O presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber, destacou ao embaixador a necessidade de abordar as implicações da nova lei e enfatizou a sustentabilidade da agropecuária brasileira.

“Tivemos uma conversa muito boa com o embaixador Roberto Jaguaribe e novamente trouxemos essa preocupação com a nova lei antidesmatamento europeia, inclusive tivemos notícias que a Alemanha está pedindo a prorrogação. Aproveitamos também para pedir a ele estratégias para divulgar melhor a sustentabilidade que o produtor brasileiro tem praticado e vamos avançar nos assuntos ambientais nas relações comerciais com a Europa”, afirmou Beber.

O senador Wellington Fagundes (PL-MT), que acompanhou a missão, ressaltou a importância de fortalecer as relações com a Alemanha para atrair investimentos.

“A Alemanha foi um dos principais países a investir na industrialização brasileira e a relação com a Embaixada é fundamental para atrair empresas que queiram investir nessa região”, declarou Fagundes.