Como é possível? Número de produtores com mais de 100 sacas de soja por hectare dispara apesar do clima

Tecnologia de sementes, manejo e proteção de lavouras aumenta o “Grupo dos 100”

|
Como é possível? Número de produtores com mais de 100 sacas de soja por hectare dispara apesar do clima
09deOutubrode2024ás15:02

Apesar das adversidades climáticas durante a temporada de soja 2023/2024, um número crescente de produtores brasileiros tem conseguido alcançar produtividades acima de 100 sacas de soja por hectare

Os dados revelados pelo Rally da Safra mostram que sojicultores com esse nível de produtividade estão se tornando cada vez mais comuns. 

Com o aumento do uso de tecnologias inovadoras, o número de produtores que integram o seleto “Clube dos 100” — que reúne aqueles que ultrapassam a marca de 100 sacas de soja por hectare — quadruplicou nos últimos anos.

A produtividade média desse “Clube” foi superior a 105 sacas do grão por hectare. O número é 94% superior à média nacional (54 sacas por hectare), conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e 18% superior à média de renomados concursos de produtividade (89 sacas por hectare). 

Os resultados, obtidos com cultivares adaptadas para cada região, destacam o alto potencial produtivo da biotecnologia. E a perspectiva para a próxima safra é de que essa tendência continue crescendo, com mais de 200 novas variedades de soja adaptadas disponíveis no mercado, o que deve impulsionar ainda mais a produtividade nacional.

Para se ter ideia, em 2013/2014, apenas 1% das amostras analisadas ultrapassavam a marca de 90 sacas por hectare. No último ciclo anual, essa parcela saltou para 14%, demonstrando um avanço expressivo em um contexto marcado por desafios climáticos e agronômicos. 

Isso mesmo com adversidades climáticas que atingiram algumas das principais regiões produtoras do país e, inclusive, reduziram as previsões de produtividade ao longo da temporada 2023/2024.