Rio Grande do Sul enfrenta nova onda de tempestades e outras regiões ficam alerta
Instabilidade, que já atingia parte do estado desde a noite de segunda-feira, se intensificou durante a madrugada
|Nesta terça-feira (15), a chuva acompanhada de raios e trovoadas avança sobre o Rio Grande do Sul, mudando o tempo em todo o estado. Outras regiões do Brasil também enfrentarão chuva, com possibilidade de tempestades.
A instabilidade, que já atingia parte do estado desde a noite de segunda-feira, se intensificou durante a madrugada nas regiões Oeste e Sul.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até às 7h desta terça, foram registrados 46 mm de chuva em Canguçu, 35 mm em Bagé, 27 mm em Jaguarão, 16 mm em Dom Pedrito, 15 mm em Rio Grande, 13 mm em Caçapava do Sul e 12 mm em Pelotas. Rajadas de vento chegaram a 92 km/h em São Borja, 74 km/h no Chuí e 61 km/h em Jaguarão.
A previsão para as próximas horas é de céu nublado e instabilidade avançando para outras regiões do estado, como Porto Alegre.
Em pontos isolados, há possibilidade de chuva moderada a forte, além de temporais localizados com ventos intensos e queda de granizo, especialmente no Noroeste gaúcho. Os acumulados de chuva poderão variar entre 30 mm e 50 mm em algumas áreas, com chances de ultrapassar esses valores em locais isolados.
A instabilidade se deslocará em direção a Santa Catarina e Paraná, enfraquecendo e desorganizando-se. Ainda assim, há previsão de chuva forte e tempestades isoladas no Oeste catarinense.