Defesa Civil alerta para chuvas e ventos intensos em São Paulo; Centro-Oeste tem risco de tempestades
Previsão é de que a frente fria provoque precipitações intensas em diversas regiões
|A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para fortes chuvas e rajadas de vento que podem atingir o estado entre sexta-feira (18) e domingo (20).
A previsão é de que a frente fria provoque precipitações intensas, acompanhadas de ventos superiores a 60 km/h e granizo em áreas isoladas. O acumulado de chuva pode chegar a 200 milímetros em algumas regiões do estado. Hoje, o calor predomina, com possibilidade de chuvas isoladas.
Simultaneamente, uma massa de baixa pressão que se aproxima do Mato Grosso do Sul, vinda do Paraguai, combinada com o ar úmido do Nordeste, está gerando chuvas fortes no Brasil Central.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para precipitações intensas que abrangem o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, norte de Minas Gerais, leste da Bahia, além de áreas do Piauí, Maranhão, sul do Amazonas e Pará.
Alerta em São Paulo
A Defesa Civil destacou que as chuvas no estado de São Paulo serão acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e, em algumas regiões, queda de granizo.
As chuvas mais volumosas são esperadas para as regiões da Serra da Mantiqueira, Campinas, Sorocaba, Araçatuba, São José do Rio Preto, Bauru, Araraquara, Franca, Barretos e Ribeirão Preto. Nessas áreas, os volumes podem atingir 200 mm no acumulado do final de semana.