Cidades do Mato Grosso têm até 30% de sua área rural à venda

Estado testemunha grande número de propriedade rurais anunciadas, segundo agtech

|
Cidades do Mato Grosso têm até 30% de sua área rural à venda
05deNovembrode2024ás12:39

O Mato Grosso tem chamado a atenção por conta da quantidade de anúncios de fazendas à venda, o que sinaliza aumento de oferta em áreas tradicionalmente de pecuária de corte e corrobora com as mudanças no mercado de terras. 

A tendência foi verificada pelo Chaozão, portal especializado em anúncios de propriedades rurais. Segundo levantamento feito pela agrotech, alguns municípios do Estado exibem um número elevado de ofertas de fazendas. 

Por exemplo, Cocalinho está com 30% do seu território de 16.538,832 km² (cerca de 1,65 milhão de hectares) anunciado para venda. As fazendas são de aptidão para pecuária de corte. 

Outro é Primavera do Leste: 23% do município de 5.472,207 km² (cerca de 547 mil hectares) está pronto para receber novos proprietários. 

Em terceiro lugar fica Paranatinga, com 13% dos seus 24.177,568 Km² na mesma situação (2,41 milhões de hectares). Neste caso, as fazendas são de dupla aptidão (pecuária e/ou lavoura).

“O movimento está relacionado às significativas mudanças na dinâmica do mercado de terras no Estado, sejam por conta dos tipos e formas de explorações agropecuárias, do movimento de sucessões familiares a até da ‘saúde’ da propriedade rural”, afirma a engenheira agrônoma Renata Apolinário, diretora operacional do Chaozão e responsável pela pesquisa.