Economia aquecida eleva previsão de crescimento, mas também de inflação em 2024
Fazenda aumenta para 3,3% estimativa para o PIB este ano
|A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revisou a previsão de crescimento da economia brasileira para 2024, elevando a estimativa de 3,2% para 3,3%. A atualização foi divulgada nesta segunda-feira (18) no Boletim Macrofiscal.
Porém, os economistas do mercado financeiro aumentaram pela sexta vez consecutiva a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - considerado a inflação oficial do país- em 2024, passando de 4,62% para 4,64%.
PIB
A expectativa de crescimento do PIB para o terceiro trimestre deste ano foi ajustada, subindo de 0,6% para 0,7%. No entanto, a Secretaria de Política Econômica aponta que isso ainda representa uma desaceleração moderada, após a forte expansão observada no segundo trimestre.
“A mudança na projeção reflete pequenas revisões nas estimativas de crescimento para o setor agropecuário e de serviços. Na margem, a perspectiva é de desaceleração no ritmo de crescimento, principalmente em função da forte expansão observada no segundo trimestre”, explicou a SPE.
O bom desempenho do PIB no segundo trimestre, que surpreendeu com alta de 1,4% conforme dados do IBGE, levou a uma revisão maior para a expansão da economia no boletim de setembro, com um impacto positivo de 2,5% na projeção atual.