O que é computação quântica e como ela pode ajudar no agro?
Estudo da Embrapa destaca potencial da tecnologia para resolver problemas complexos na agricultura
|Com potencial para resolver problemas complexos com mais rapidez e precisão, a computação quântica surge como uma tecnologia emergente capaz de transformar o agronegócio.
Aplicada à agricultura digital, ela promete impulsionar áreas como modelagem climática, sensoriamento remoto, bioinformática e agricultura inteligente, conforme apontam estudos da Embrapa Agricultura Digital (SP) em parceria com o Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital da Fapesp.
Publicado na revista científica Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB), um artigo detalha as aplicações e desafios da computação quântica no setor.
Segundo Édson Bolfe, pesquisador da Embrapa e coautor do estudo, “pesquisas na fronteira do conhecimento, como em computação quântica, podem apoiar a tomada de decisões em diferentes elos das cadeias produtivas do setor de forma mais eficiente, pois envolvem processos com elevado grau de incerteza, desde o plantio até a comercialização”.
Como funciona a computação quântica?
A computação quântica utiliza propriedades da física quântica para realizar operações de armazenamento e processamento de informações, superando o modelo binário dos computadores clássicos.
Segundo Kleber Souza, coordenador do estudo, essas máquinas são capazes de testar múltiplas possibilidades simultaneamente, oferecendo maior velocidade e precisão na solução de problemas complexos.
Aplicações práticas no agro