Governo abre investigação antidumping sobre leite em pó da Argentina e Uruguai

Medida atende a um pedido feito pela CNA em agosto deste ano

|
Segundo a CNA, esses subsídios geraram uma distorção artificial na competitividade de preços, prejudicando os produtores brasileiros.

Segundo a CNA, esses subsídios geraram uma distorção artificial na competitividade de preços, prejudicando os produtores brasileiros.

12deDezembrode2024ás10:18

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) iniciou uma investigação antidumping sobre as exportações de leite em pó provenientes da Argentina e do Uruguai.

A ação foi motivada por uma petição protocolada em agosto pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

De acordo com a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, o setor privado brasileiro alertou o governo sobre os impactos dessas importações nos produtores locais.

“A partir da formalização do pedido, realizamos uma análise preliminar dos dados e identificamos que havia elementos para se proceder, de fato, a uma investigação”, explicou Prazeres.

A investigação foi formalizada por meio da Circular nº 72, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 10 de dezembro de 2024. A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) identificou elementos suficientes para caracterizar a prática de dumping, o que justifica o início do processo investigativo.

A análise de dumping abrange o período de janeiro a dezembro de 2023, enquanto a análise de danos aos produtores brasileiros foi estendida de janeiro de 2021 a dezembro de 2023.