Experiência e qualidade: café produzido por agricultor de 79 anos é eleito o melhor de MG
Cafeicultor de Espera Feliz vence o concurso promovido pela Emater-MG
|Onofre Lacerda se tornou o primeiro bicampeão estadual da história do concurso, pois já havia vencido em 2017. (Foto - Emater)
O café mineiro considerado o melhor da safra 2024 foi produzido por Onofre Alves Lacerda, um agricultor familiar de 79 anos, residente em Espera Feliz, na região das Matas de Minas.
O resultado foi anunciado na quarta-feira (11), em Belo Horizonte, durante o 21º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG).
Onofre é o primeiro bicampeão estadual na história da competição, repetindo o feito de 2017. Neste ano, seu café alcançou 92,7 pontos, de um total de 100, conforme os critérios da Associação de Cafés Especiais (SCA).
A amostra superou 1.406 concorrentes de 146 municípios das regiões das Matas de Minas, Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Chapada de Minas.
O campeão concorreu na categoria Natural e recebeu 92,7 pontos, de um total de 100, de acordo com as normas da Associação de Cafés Especiais (SCA, em inglês), entidade internacional de referência do setor.
Tradição e dedicação familiar
Com uma propriedade de 16 hectares dividida com os filhos, Onofre lidera os trabalhos na lavoura com a assistência técnica da Emater-MG.
“Meu pai sempre dizia que, ao fazer algo, é preciso fazer bem-feito. Nosso prazer é oferecer um alimento de qualidade para o consumidor”, afirmou o agricultor após a premiação.