Quais hortaliças e frutas ficaram mais baratas? Confira as variações de preços
Conab revelou importantes mudanças nos preços em novembro
|O 12º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta sexta-feira (20) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), revelou importantes variações nos preços de hortaliças e frutas.
Em contraste com os anos anteriores, novembro registrou queda de 4,35% na média ponderada dos preços da cebola nos principais mercados atacadistas. Tradicionalmente, esse mês marca o início da alta no preço do bulbo. Contudo, a oferta abundante desde abril inverteu a tendência.
“As chuvas registradas no final do ano passado e início de 2024 na região Sul do país, em especial em Santa Catarina, influenciaram a perda de produtividade das lavouras, reduzindo a produção nacional, o que abriu espaço para entrada da cebola importada auxiliando na alta dos preços com pico registrado em abril”, lembra a gerente de Produtos Hortigranjeiros da Conab, Juliana Torres.
Segundo ela, essa valorização do produto pode ter contribuído para uma maior destinação de área para o cultivo da cebola em outros estados.
“A safra nordestina teve aumento da área plantada que acompanhado da alta produtividade, beneficiada pelo clima, proporcionaram oferta abundante no mercado”, explica Torres.
Tomate também registra recuo; alface dispara