Fé islâmica garante acesso a mercado de US$ 1,4 trilhão ao Brasil
Exportações brasileiras de produtos com certificação halal ganharam força em 2024
|Relação do Brasil com o mercado halal começou nos anos 1970, quando o país passou a fornecer frango à Arábia Saudita em troca de petróleo. (Foto Marcelo Camargo/Ag. Brasil)
As exportações brasileiras de produtos com certificação halal ganharam força em 2024, impulsionando a presença do país em um mercado global avaliado em US$ 1,4 trilhão, com 1,9 bilhão de consumidores.
No último ano, cerca de mais 50 novas empresas receberam a certificação, ampliando as oportunidades para o setor alimentício e industrial.
Segundo o balanço do projeto Halal do Brasil, desenvolvido pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), 59 empresas habilitadas pelo programa abriram nove novos mercados nos dez primeiros meses de 2024.
Com isso, a iniciativa já alcança 156 países, de acordo com os critérios da ApexBrasil.
Entre janeiro e setembro de 2024, as empresas participantes exportaram US$ 3,61 bilhões, um crescimento de 20,48% em relação ao mesmo período de 2023.
Os produtos halal seguem princípios da lei islâmica, obedecendo regras específicas sobre a origem dos ingredientes, métodos de abate e higiene.
O selo é obrigatório em diversos países muçulmanos para determinados alimentos, além de ser um diferencial de mercado, garantindo confiança ao consumidor.
Principais destinos e produtos exportados
Os maiores mercados para os produtos brasileiros certificados foram Arábia Saudita, China, Emirados Árabes, Japão e Kuwait. Os itens mais exportados incluem: