Gripe aviária: surto nos EUA acende alerta para risco no Brasil; fiscais denunciam falta de estrutura

Gargalos na fiscalização colocam avicultura e exportações em risco, alerta Anffa

|
Gripe aviária: surto nos EUA acende alerta para risco no Brasil; fiscais denunciam falta de estrutura
04deFevereirode2025ás16:56

O primeiro surto de influenza aviária H5N9 em aves nos Estados Unidos acendeu um alerta para o Brasil: a necessidade urgente de reforço na defesa agropecuária.

A preocupação foi levantada nesta terça-feira pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), que aponta falhas estruturais que podem comprometer a resposta do país caso a doença chegue ao território nacional.

gripe aviária é altamente contagiosa e tem impactos severos na avicultura. O alerta é ainda mais crítico considerando o protagonismo do Brasil nas exportações de carne de frango, que representam mais de 30% do comércio global da proteína animal.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as exportações brasileiras de carne de frango atingiram o recorde de 5,294 milhões de toneladas em 2024, um crescimento de 3% em relação ao ano anterior. 

Apesar desse desempenho, fiscais federais alertam para a fragilidade do sistema de defesa agropecuária.

“A influenza aviária entrou no Brasil no ano passado em criações de subsistência, mas não atingiu granjas comerciais. O sistema de biosseguridade é robusto, com controle das empresas e fiscalização oficial, que inclui vigilância nos frigoríficos e coleta de material para análise. No entanto, há gargalos estruturais que precisam ser resolvidos”, explica Henrique Pedro Dias, diretor de Política Profissional do Anffa Sindical.

fiscais_agropecuarios_gripe