Frente fria avança e provoca tempestades no Sul do Brasil
Calor extremo atinge áreas do Sudeste
|![Frente fria avança e provoca tempestades no Sul do Brasil](https://news.agrofystatic.com/lavoura-chuva22-206599.jpg?d=620x375)
Uma nova frente fria que ingressou no Rio Grande do Sul na terça-feira (11) continua avançando pelo estado nesta quarta-feira (12), trazendo alerta para tempestades.
O sistema seguirá em deslocamento até sexta-feira pelo litoral da região Sul, canalizando umidade e favorecendo o tempo instável.
O calor pré-frontal intensificou ainda mais as altas temperaturas no Sul. Antes da chegada da frente fria, na terça-feira, os termômetros dispararam em várias regiões, segundo a Climatempo.
Em Porto Alegre, a temperatura máxima atingiu 39,5°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), marcando o recorde de calor em 2025 na capital gaúcha. A cidade enfrenta uma intensa onda de calor nos últimos dias.
O contraste entre a massa de ar frio, associada à frente fria, e o ar quente que predomina no estado cria condições propícias para tempestades severas.
Esse choque de massas com características opostas gera forte instabilidade atmosférica, favorecendo a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical.
O resultado pode ser temporais com chuva intensa, rajadas de vento, descargas elétricas frequentes e, em algumas áreas, queda de granizo.