Governadores prestigiam Show Rural Coopavel 2025, mas ministros de Lula, não
Novo episódio reforça o distanciamento entre setores do agronegócio e do governo federal

Três governadores marcam presença até agora no Show Rural Coopavel 2025, em Cascavel (PR), enquanto o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, não virão ao evento.
A ausência dos ministros é mais um episódio que reforça o distanciamento entre o governo federal e setores do agronegócio, que mantêm tom crítico sobre grande parte das iniciativas dos ministérios da área para o setor.
No ano passado, Fávaro e Teixeira participaram ativamente da mesma feira, concedendo entrevistas sobre as perspectivas do agronegócio e visitando estandes de expositores.
Na ocasião, o Fávaro disse que o governo está atento as necessidade do setor e destacou a importância de ampliar mercados internacionais para os produtos brasileiros, bem como fortalecer a parceria público-privada na modernização do campo.
Apesar da participação constante em eventos do setor, o ministro enfrentou uma situação considerada “saia justa” durante a Agrishow em 2023 e não esteve em Ribeirão Preto (SP), primeiro ano do novo governo Lula. Já em 2024, o ministro participou da abertura do evento paulista.
A possível justificativa para a ausência dos ministros Carlos Fávaro e Paulo Teixeira no Show Rural Coopavel 2025 estaria relacionada ao descontentamento de parte do agro com Brasília.
A maior autoridade ligada ao governo federal a confirmar presença no Show Rural é a presidente do Banco do Brasil, Taciana Medeiros. O banco público é o maior financiador do agronegócio brasileiro por meio das linhas do Plano Safra.