Terceira onda de calor chega com força ao Brasil nesta segunda-feira
Rio Grande do Sul enfrenta temporais com risco de alagamentos, enxurradas e granizo
|
O Brasil enfrenta, a partir desta segunda-feira (17), a terceira onda de calor de 2025, com elevação intensa das temperaturas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A massa de ar quente e seco, que já atua nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, começou a ganhar força neste domingo (16), provocando temperaturas até 5°C acima da média climatológica.
O fenômeno se iniciará em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, avançando posteriormente para Goiás e Bahia.
Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas diárias superam em pelo menos 5°C a média mensal durante cinco dias consecutivos em uma ampla área.
Esta é a terceira onda de calor no país em 2025. A primeira ocorreu de 17 a 23 de janeiro, e a segunda, de 2 a 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul, onde as temperaturas ultrapassaram os 40°C.
Em Porto Alegre, os termômetros marcaram 39,3°C. Durante a segunda onda, o Inmet emitiu aviso vermelho de grande perigo, abrangendo também Santa Catarina e Paraná.