Desenrola Rural dará descontos de até 96% em dívida de pequeno produtor
Débitos poderão ser renegociados a partir de 24 de fevereiro
|
O programa Desenrola Rural, lançado por decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na semana passada, trará descontos de até 96% para a quitação de dívidas de agricultores familiares.
A medida beneficia 1,35 milhão de pequenos produtores, o que corresponde a 33% do total de 5,43 milhões de agricultores familiares do país. O acesso à renegociação começa em 24 de fevereiro.
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, destacou que o programa traz alívio para milhares de produtores endividados:
"Aqueles com dívidas menores terão desconto de até 96%. Além disso, o nome ficará limpo, acabando com a chamada 'prisão perpétua', como o presidente Lula define a situação de quem renegociava com o banco, mas permanecia com escore negativo."
Teixeira ressaltou que o programa é uma oportunidade única para que os agricultores retomem o acesso ao crédito, principalmente devido às baixas taxas de juros:
"Os juros no Brasil estão em 13%, mas o crédito agrícola está em 3% ao ano. Para alimentos agroecológicos, é 2%. Comprar máquinas pequenas também sai a 2%. Queremos que esses agricultores voltem a produzir alimentos para a mesa do povo brasileiro."
Ele também explicou as condições facilitadas para a quitação: