Conab destina meio bilhão de reais para estoques reguladores e mira controle de preços
Montante inclui um acréscimo de R$ 350 milhões destinados à compra e armazenamento de produtos
|
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) tem cerca de meio bilhão de reais disponíveis para formar estoques reguladores em 2025, reforçando sua atuação no controle dos preços dos alimentos.
O montante inclui um acréscimo de R$ 350 milhões destinados à compra e armazenamento de produtos, garantindo preços acessíveis à população.
O presidente da Conab, Edegar Pretto, destacou a nova capacidade da estatal durante entrevista ao programa A Voz do Brasil, na última quarta-feira (18).
"Informei ao presidente Lula que a Conab agora está preparada para formar estoques públicos. Temos orçamento e estrutura para comprar alimentos a preço justo, diretamente do produtor, e armazená-los para estabilizar o mercado quando os preços subirem", afirmou.
O aumento nos recursos tem como objetivo ampliar a capacidade de compra e armazenamento de arroz, feijão e milho, garantindo maior estabilidade no mercado.
A expectativa é que a Conab, como o presidente disse na semana passada, adquira pelo menos 445 mil toneladas de alimentos este ano, sendo:
-
200 mil toneladas de arroz
-
200 mil toneladas de milho
-
45 mil toneladas de feijão
Além disso, há a possibilidade de compra de trigo, mas o presidente da estatal não revelou a quantidade planejada.