"Rota Bioceânica será concluída em 2026", afirma Simone Tebet
Integração logística facilitará comércio na América do Sul, bem como com a Ásia

A ministra do Planejamento e Orçamento (MPO), Simone Tebet, afirmou que a Rota Bioceânica de Capricórnio será concluída até maio de 2026 e poderá dobrar o comércio entre Brasil e Chile.
Ela participou ontem (dia 23), ao lado do presidente chileno Gabriel Boric, da mesa redonda “Oportunidades de Negócios e Investimentos Brasil-Chile”, realizada no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília (DF).
A mega-estrutura logística visa ligar o Oceano Atlântico ao Pacífico atravessando o Brasil, Paraguai, Argentina e o Chile para elevar o nível de integração entre as economias a América Latina, bem como reduzir o tempo de transporte a diversas partes do mundo, por exemplo, a China.
As obras estratégicas no lado brasileiro já estão previstas no Novo PAC e têm orçamento assegurado. A principal delas, a ponte binacional entre Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta (Paraguai), estará pronta até maio de 2026.
No total, serão mais de dois mil quilômetros de estradas que ligarão os portos brasileiros de Santos, Paranaguá e Itajaí aos terminais chilenos de Iquique, Mejillones e Antofagasta.
“Acredito que este seja um momento histórico. Um dia na história. Esta fotografia se fará presente como um dos inúmeros passos que estamos dando rumo a um sonho muito antigo, que talvez, há 100 anos, seria uma utopia distante”, declarou a ministra.
O evento na capital federal contou ainda com a participação do ministro da Economia chileno, Nicolás Grau, além de representantes dos setores público e privado dos dois países que tiveram a oportunidade de trocar informações e firmar parcerias.