Agrishow 2025: São Paulo cria rede de investigação para combater crimes no campo
Nova estrutura reforça combate a crimes patrimoniais e busca aumentar segurança nas áreas rurais

Portaria instituindo o Giar em todo o estado foi assinada nesta segunda-feira (28) em Ribeirão Preto
O Governo de São Paulo anunciou, nesta segunda-feira (28), a expansão do Grupo de Investigação em Área Rural (Giar) para todas as regiões do estado.
A portaria que oficializa a criação das unidades especializadas da Polícia Civil foi assinada durante a Agrishow 2025, em Ribeirão Preto.
O Giar atua no atendimento de ocorrências relacionadas a crimes contra o patrimônio em áreas rurais. Inicialmente implantado em Botucatu e Itatinga, no interior paulista, o grupo agora será ampliado para todo o território estadual.
Segundo a portaria, o Giar ficará vinculado às Divisões Especializadas de Investigações Criminais (Deic) e às Delegacias Seccionais de cada Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter).
Os agentes serão responsáveis por investigações, operações e ações preventivas, além de manter diálogo contínuo com produtores, cooperativas e trabalhadores rurais.
“A partir da experiência bem-sucedida em Botucatu, vimos a necessidade de expandir o Giar para outras regiões e combater os crimes que tiram a tranquilidade do produtor rural. Essa equipe será um ponto focal para aumentar a segurança no campo”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
As unidades também terão a missão de produzir estatísticas sobre as operações, com dados de ocorrências, apreensões, prisões e inquéritos concluídos. A portaria entra em vigor com a publicação no Diário Oficial do Estado.