Semana terá chuva intensa no RS e calor de verão em São Paulo
Previsão aponta risco de temporais no Sul, calor extremo no Sudeste e avanço do tempo seco em boa parte do país
|
A semana será marcada por contrastes climáticos no Brasil, com volumes extremos de chuva em parte do Sul e do Nordeste, enquanto o Sudeste e o Centro-Oeste enfrentam tempo seco e temperaturas acima da média para maio. As informações são da MetSul Meteorologia.
De acordo com a MetSul, o Rio Grande do Sul terá uma semana de instabilidade significativa. Os maiores volumes de precipitação devem ocorrer nas Metades Oeste e Sul do estado, com acumulados entre 100 mm e 200 mm, podendo ultrapassar essa marca em pontos isolados.
O risco de temporais localizados, com granizo e vendavais, aumenta entre quarta (7) e sexta-feira (9), período considerado o mais crítico da semana.
Na segunda-feira (5), o sol ainda aparece com nuvens, mas já há previsão de pancadas isoladas entre a tarde e a noite. Na terça, o tempo segue abafado, com sol e instabilidades isoladas.
A partir de quarta, a chuva ganha força, avançando de Oeste para o restante do estado. Na quinta, uma frente quente se forma sobre o Rio Grande do Sul, elevando as temperaturas e mantendo a instabilidade principalmente no Oeste, Sul e parte do Leste.
Na sexta, a chegada de um ciclone no Atlântico impulsiona ar frio e desloca a frente para o Norte, levando chuva a todas as regiões antes da melhora no sábado.