CropLife Brasil participa de missão à China com foco em biotecnologia
Associação integra comitiva do Ministério da Agricultura e propõe alinhamento regulatório com o maior parceiro comercial do Brasil
|
A CropLife Brasil (CLB), associação de empresas que atuam na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias agrícolas, participa nesta semana de missão oficial à China com o objetivo de avançar em um acordo de convergência regulatória para a aprovações de biotecnologias.
A agenda oficial começou com um encontro promovido pela entidade, que reuniu o ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, secretários de governo e representantes de associadas.
O diretor-presidente da CropLife Brasil, Eduardo Leão, explica que a assincronia de aprovações com a China impede a ampliação das vendas ao país asiático e que o foco é garantir o acesso rápido às inovações.
“O objetivo é buscar essa convergência regulatória para aprovação de produtos de biotecnologia. Temos sido muito eficientes na aprovação de novos eventos transgênicos. Com cerca de um a um ano e meio após a submissão, o produto já está aprovado e poderia estar disponível aos produtores brasileiros, mas isso não é possível enquanto não houver a mesma aprovação na China, o que tem levado um tempo bem maior.”
Fávaro e representantes de associadas CropLife Brasil do setor de biotecnologia (Foto Lucas Costa/MAPA)