Avanço do sorgo marca tendência no agro e projeta novo ciclo para etanol e ração

Painel no 3º Congresso Abramilho destacou expansão do grão e apontou gargalos em infraestrutura e financiamento no campo

Avanço do sorgo marca tendência no agro e projeta novo ciclo para etanol e ração
14deMaiode2025ás14:33

Os próximos anos serão marcados pelo avanço do sorgo como alternativa viável ao milho, impulsionado pela demanda da indústria de etanol e pela produção de ração animal.

A tendência foi tema central do painel “Cenários dos Alimentos no Brasil”, realizado na manhã desta quarta-feira (14) durante o 3º Congresso Abramilho, em Brasília. O debate também expôs os gargalos logísticos enfrentados pelo setor, especialmente na armazenagem de grãos, e reforçou a expectativa por um Plano Safra mais abrangente e acessível. 

O pesquisador da Esalq/USP Mauro Ozaki apontou que o sorgo deve ganhar protagonismo nos próximos anos devido ao seu menor custo de produção e às novas aplicações industriais.

“O mercado para o sorgo tem se ampliado e isso tende a aumentar, porque o grão está começando a ser usado como opção na composição de ração animal. Além disso, devido ao custo de produção menor, o sorgo também está sendo testado por indústrias de etanol de milho”, afirmou o pesquisador.