Conab sobe outra vez a projeção e estima safra recorde de 332,9 milhões de toneladas
Explicação inclui aumento na área cultivada, salto na produtividade e colheita recorde de soja e milho
|
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) voltou a ampliar a previsão de produção de grãos no Brasil.
A estimativa para a safra 2024/25 subiu para 332,9 milhões de toneladas, um aumento de 35,4 milhões de toneladas em relação ao ciclo anterior (12%). Em abril, a projeção era de 330,3 milhões de toneladas.
Se confirmado, o volume será o maior já registrado na série histórica da Conab. A área cultivada também deve crescer 2,2%, totalizando 81,7 milhões de hectares.
Já a produtividade média está estimada em 4.074 quilos por hectare, avanço de 9,5% frente à safra passada. Os dados constam no 8º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado nesta quinta-feira (15).
A soja segue como carro-chefe da produção nacional, com expectativa de colheita de 168,3 milhões de toneladas — o maior volume já alcançado pelo país.
A colheita já cobre 98,5% da área plantada e foi encerrada nos estados do Centro-Oeste, Sudeste, Paraná e Tocantins. Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Rondônia e Tocantins registraram produtividades recordes. O bom desempenho é atribuído a condições climáticas favoráveis e ao elevado nível técnico dos produtores.
Milho